Topo

Histórico

Categorias

Blog da Karina Oliani

Cada indivíduo pode ser agente transformador do seu entorno

Karina Oliani

21/01/2020 04h00

No final do ano passado comentei com vocês sobre práticas ecológicas que uma hospedagem pode ter. Esse mês visitei um refúgio distante do litoral, mas que me encantou. E como esse blog é para trazer orgulho, alegria, conhecimento e boas dicas, hoje o bom exemplo é dado pela pousada Ronco do Bugio.

Localizada a cerca de 2 horas da capital paulista e com uma área de 12 hectares, ao chegar todos os seus sentidos são influenciados pela mata densa. O som dos bugios que habitam o lugar dá sentido ao nome. Os funcionários, extremamente cordiais, não medem esforços para agradar aos hóspedes.

José Luiz Majolo, que já frequentava essa região, começou a perceber que o desmatamento e a caça estavam cada vez mais graves e que toda essa riqueza e mata atlântica estavam ameaçadas.

Se questionando como evitar isso, Majolo teve a ideia de construir algo que pudesse oferecer outras fontes de renda para moradores locais e, assim, assegurar a floresta.

"Conhecer e contratar gente da terra é uma forma de auxiliar o desenvolvimento de Piedade (cidade onde está localizada a pousada). Na cozinha utilizamos ingredientes locais, em boa parte orgânicos, que não só deixam a comida mais fresca e saborosa, como também promovem a economia e a conscientização dos produtores da região", me contou Majolo.

pousada Ronco do Bugio

Fiel ao propósito, ele e sua esposa fizeram questão de utilizar apenas material de demolição e tijolos antigos para levantar novas paredes. Fatima Majolo me disse que eles aproveitaram espaços que já não tinham mata e é por isso cada chalé tem sua decoração e localização únicas, que não obedecem a nenhum padrão, mas todos são de extremo bom gosto.

Passei 3 dias respirando o ar úmido e limpo da mata atlântica. Fiz diversas trilhas, por sinal muito lindas e bem sinalizadas, e que me levaram a 2 cachoeiras geladas e revigorantes. Conforme caminhava, me perguntava como seria o mundo se todos os hotéis, pousadas e moradores pensassem e agissem como a família Majolo…

"Sabemos que a preservação da mata começa no abastecimento de água que é feito pelo poço artesiano do terreno. Assim, eliminamos uma grande quantidade de garrafas plásticas e de C0² gerado no transporte. Aqui também desenvolvemos uma mini-hidrelétrica, que aproveita o declive natural do terreno e gera cerca de 30% da energia que consumimos. Não usamos nenhum produto de limpeza que contém substancias ácidas, cáusticas ou corrosivas. A água que usamos volta para a natureza depois de tratada com bactericidas naturais. E os uniformes dos funcionários são confeccionados com algodão orgânico e tingimento natural na sua produção", relatou orgulhosa Gabriela Majolo, filha e atualmente administradora desse caso incrível de hospedagem sustentável.

Pousada Ronco do Bugio

No final do dia fui assistir ao pôr-do-sol da jacuzzi dessa pousada e degustei alguns aperitivos do cardápio que esses descendentes de italianos escolheram a dedo.

E, de verdade, essa pousada é linda, rústica, confortável ao extremo, chique, gostosa, mas o maior charme dela, sem dúvida, é servir de exemplo de como cada indivíduo pode ser agente transformador do seu entorno. Bonita por fora, mas principalmente por dentro.

Sobre a Autora

Karina Oliani é médica, especialista em sobrevivência e fã de treinamento, nutrição e esportes de aventura. Já escalou o Everest duas vezes e foi a primeira mulher sul-americana a subir a montanha mais alto do mundo por suas duas faces. Também é bicampeã brasileira de wakeboard e snowboard, além de ter encarado aventuras como atravessar um vulcão em atividade, caçar tornados e a Aurora Boreal. Entende de treinamento físico e de nutrição esportiva.

Sobre o Blog

Aqui, Karina Oliani vai compartilhar todos os segredos de treino e alimentação para as aventuras que você quer viver: escalar, correr, nadar, voar. Além disso, com o passaporte recheado de carimbos, será uma ótima guia de viagens para destinos incríveis.

Karina Oliani