Topo

Histórico

Categorias

Blog da Karina Oliani

Vegetarianismo e esportes extremos: como é minha reposição de nutrientes

Karina Oliani

26/11/2019 04h00

Para praticar um esporte, é importante estarmos saudáveis, tanto na parte física quanto psicológica. Nossa mente tem que estar sã e temos que ter um condicionamento muito bom. Para aqueles que praticam esportes radicais como eu, mais ainda! Sempre procurei me exercitar mantendo um bom físico. Para mim, é muito importante se alimentar bem, evitando excessos.

Agora com minha rotina de mudanças para o vegetarianismo, sempre tem alguns processos para ajustar a alimentação, mas nada drástico. Por mais que seja estranho para alguns, a dieta vegetariana pode, sim, suprir todas as necessidades nutricionais de um indivíduo. O importante é seguir com acompanhamento médico sempre e estar bem equilibrada.

A maior dúvida levantada das pessoas em relação ao vegetarianismo é a proteína (presente principalmente na carne branca ou vermelha), mas, na verdade, existem várias outras opções que são tão proteicas quanto, por exemplo: ervilha, feijões, quinoa, grão-de-bico, entre outros.

Procuro sempre me alimentar com os alimentos energéticos, como legumes, alguns cereais, macarrão, frutas. Alimentos que gosto muito e me fazem bem, e que me trazem a força que preciso para encarar os desafios. Foi uma das melhores escolhas virar vegetariana e não me arrependo, eu me sinto com energia renovada, além de mais preparada para obstáculos.

E, lembre-se, seja qual for o tipo de vegetarianismo, consulte um profissional da saúde (médico ou nutricionista) e faça uma avaliação do seu estado nutricional.

Sobre a Autora

Karina Oliani é médica, especialista em sobrevivência e fã de treinamento, nutrição e esportes de aventura. Já escalou o Everest duas vezes e foi a primeira mulher sul-americana a subir a montanha mais alto do mundo por suas duas faces. Também é bicampeã brasileira de wakeboard e snowboard, além de ter encarado aventuras como atravessar um vulcão em atividade, caçar tornados e a Aurora Boreal. Entende de treinamento físico e de nutrição esportiva.

Sobre o Blog

Aqui, Karina Oliani vai compartilhar todos os segredos de treino e alimentação para as aventuras que você quer viver: escalar, correr, nadar, voar. Além disso, com o passaporte recheado de carimbos, será uma ótima guia de viagens para destinos incríveis.

Karina Oliani