Topo

Histórico

Categorias

Blog da Karina Oliani

O desafio de escalar a montanha mais linda do mundo: a Ama Dablam

Karina Oliani

19/11/2019 04h00

Desde pequena o desafio me fascina. Ouvia sempre falar da montanha mais bonita do mundo, ela estava ali nos meus planos, só me faltava a janela de oportunidade. Dessa vez surgiu a chance e pensei: "Por que não?". Um local extremamente bonito, de me fazer apaixonar a cada dia mais. Eu sempre estou em busca de novos desafios, lugares inexplorados e expedições incríveis. Isso não é novidade para ninguém. Dessa vez optei por um local extremamente lindo, considerado uma das montanhas mais bonitas do mundo.

Ama Dablam é definitivamente uma montanha muito técnica e encantadora. Localizada no Nepal, encanta todos que a conhecem e que acabam a escalando. Não conheço ninguém que não tenha a escalado e não comentou de sua beleza. É realmente de tirar o fôlego e arrancar suspiros.

Seu pico principal tem 6812 metros de altura. É considerado o terceiro local mais popular do Himalaia para expedições. Há quem diga que é uma escalada muito mais técnica que o Everest. Tenho que concordar. É realmente uma montanha bem difícil, com muitos pontos estratégicos e a atenção tem que estar redobrada sempre!

O cume é um dos lugares onde se tem uma vista maravilhosa (dá para enxergar Everest, Lhotse, Kachenjunga), considerado os lugares mais altos do mundo.

Acho que posso classificar como uma das escaladas mais bonitas da minha vida. Deixo já destacado dois pontos: a torre amarela –a parede de escalada mais desafiadora — e o acampamento 2 –que é meio que "pendurado no topo de uma torre", absolutamente diferente e único.

Essa montanha definitivamente não é recomendada para iniciantes. É de um nível extremamente alto e perigoso. Foi preciso respeitar o clima, a montanha, ter muita calma e toda a ajuda para conseguir ter mais uma trajetória concluída. Como sempre, mais uma história para contar. E que história linda.

Sobre a Autora

Karina Oliani é médica, especialista em sobrevivência e fã de treinamento, nutrição e esportes de aventura. Já escalou o Everest duas vezes e foi a primeira mulher sul-americana a subir a montanha mais alto do mundo por suas duas faces. Também é bicampeã brasileira de wakeboard e snowboard, além de ter encarado aventuras como atravessar um vulcão em atividade, caçar tornados e a Aurora Boreal. Entende de treinamento físico e de nutrição esportiva.

Sobre o Blog

Aqui, Karina Oliani vai compartilhar todos os segredos de treino e alimentação para as aventuras que você quer viver: escalar, correr, nadar, voar. Além disso, com o passaporte recheado de carimbos, será uma ótima guia de viagens para destinos incríveis.

Karina Oliani