Topo

Histórico

Categorias

Blog da Karina Oliani

Todos temos nosso próprio Everest e cabe a cada um identificá-lo e subi-lo

Karina Oliani

04/02/2020 09h35

Recentemente compartilhei com vocês como foi minha visita ao IMAE (Instituto de Medicina Aeroespacial). Hoje decidi trazer outro tema que também envolve a FAB: o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR).

Esta escola faz parte da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e tem como objetivo aperfeiçoar oficiais no desempenho de funções administrativas, operacionais e de assessoramento, por meio do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP). Neste espaço, fui convidada para falar e dividir alguns aprendizados da minha vida, da minha carreira e das minhas expedições com os oficiais que estavam finalizando o curso.

A Capitão Médica da Força Aérea, Vanessa Duarte, que participou do curso, comentou das dificuldades que eles enfrentam: "Os oficiais ficam afastados de suas atividades e, muitos deles, de suas famílias, por longas 19 semanas". Tive uma grande responsabilidade ao ser convidada para conhecê-los no fim desta jornada, para poder recarregar suas energias e motivá-los a prosseguirem vibrantes até o fim deste ciclo de suas carreiras.

Além de diversos temas que os oficiais têm contato nas aulas, minha participação incluiu dividir um pouco das experiências e aprendizados que tive durante todos esses 25 anos de aventuras e viagens da minha vida.

Meu trabalho com minhas expedições envolvem muitas técnicas de planejamento estratégico, disciplina, liderança, treinamento, trabalho em equipe e gestão. Poucas pessoas conseguem dimensionar quanto trabalho existe e quantos meses de estudo e planejamento estão por trás de uma expedição bem sucedida. Mas foi justamente por isso que recebi esse convite do próprio Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida, o Comandante da EAOAR:

"A palestra da Dra. Karina Oliani, propositalmente alocada nas últimas semanas do CAP, serviu para reforçar a importância e a atualidade das competências enfatizadas no curso. Desde sua perspectiva e de sua vivência única como médica, alpinista, palestrante, empreendedora, Karina trouxe uma valiosíssima reflexão aos Capitães do CAP 2/2019,  Turma RADIX, acerca de temas como resiliência, autossuperação, planejamento pessoal e institucional, comunicação interpessoal e liderança. A capacidade de comunicação da Dra. Karina, sua forma empática, simples, positiva e direta de abordar assuntos complexos e desafiadores foram fundamentais para fazer de sua palestra, na visão deste Comandante, de instrutores e alunos da EAOAR, um dos melhores eventos do CAP 2/2019."

Alunos da EAOAR que me receberam em seu curso de formação

Eu vejo a organização de uma expedição como um novo projeto que possui etapas claras e bem definidas. Por isso, ferramentas de gestão de projetos podem ser muito úteis, e aplicadas nas mais diversas circunstâncias. Além disso, muitas das expedições envolvem um grupo, uma equipe. Em situações difíceis ou de longa duração, ferramentas de gestão de pessoas são essenciais para que o time se mantenha harmônico e que se alcance o objetivo juntos.

O outro tema foi princípios da liderança, envolvendo características que pessoas devem desenvolver para poder guiar e manter uma equipe motivada. Tarefa que requer inspiração, proatividade, criatividade, ensinar através do exemplo, entre outras. O Coordenador Acadêmico da EAOAR, Tenente Coronel Aviador Utzig escreveu:

"Pra mim, ela demonstrou muita força de vontade e disciplina ao explicar como planejou, divulgou seu projeto e recebeu poucas respostas dos possíveis patrocinadores. Mesmo assim, ela se manteve firme e com disciplina para manter os treinos em dia. Se manteve com a moral elevada e com fé na sua missão. Por fim, conseguiu uma resposta positiva de uma empresa e conseguiu dar prosseguimento ao projeto."

Minha experiência em situações extremas pode diferir em alguns aspectos das situações enfrentadas pelos oficiais da FAB, porém recebi o retorno deles de que a comparação entre as duas situações produziu um olhar novo e muito interessante. Pois, independente de seu objetivo, algumas atitudes e valores são os mesmos. 

Como disse, a Capitão Médica da Força Aérea Anne-Rose, participante do curso, "o que atrai é a garra e o pioneirismo, junto com a alegria e a generosidade da Karina que são contagiantes".

Acredito que com o conhecimento adquirido em mais de 25 anos praticando esportes extremos e as mais variadas aventuras, tenho alguma coisa para dividir com pessoas que buscam metas parecidas. Seja em grandes empresas e corporações ou em equipes novas, posso dizer que cada um tem o SEU Everest e cabe a cada um apenas identificá-lo e subi-lo.

Além das palestras, também desenvolvi algumas dinâmicas com os oficiais que as fizeram refletir sobre as novas ferramentas adquiridas durante esse curso, sobre o que querem para suas carreiras militares e para suas vidas e como vão lidar daqui para frente com desafios e com gestão de tropas. O que certamente eles enfrentarão são situações complicadas e que exigirão um equilíbrio entre o trabalho em equipe, planejamento, liderança e motivação, tanto própria quanto dos seus liderados.

Sem dúvida foi um prazer enorme aprender com eles durante esses dias. E me encheu ainda mais de orgulho das nossas Forças Armadas. Saio dessa experiência com gratidão e transformada. Afinal, a mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao seu tamanho original.

Por fim, além dos profissionais que trouxe os relatos, gostaria de agradecer ao Capitão Médico Álvaro Canuto e à Capitão Médica da Força Aérea Carla Isabel Silvestre.

Sobre a Autora

Karina Oliani é médica, especialista em sobrevivência e fã de treinamento, nutrição e esportes de aventura. Já escalou o Everest duas vezes e foi a primeira mulher sul-americana a subir a montanha mais alto do mundo por suas duas faces. Também é bicampeã brasileira de wakeboard e snowboard, além de ter encarado aventuras como atravessar um vulcão em atividade, caçar tornados e a Aurora Boreal. Entende de treinamento físico e de nutrição esportiva.

Sobre o Blog

Aqui, Karina Oliani vai compartilhar todos os segredos de treino e alimentação para as aventuras que você quer viver: escalar, correr, nadar, voar. Além disso, com o passaporte recheado de carimbos, será uma ótima guia de viagens para destinos incríveis.

Karina Oliani